Sobre o curso
O Técnico de Coordenação e Produção de Moda é o profissional qualificado que cria estratégias para a promoção e venda de produtos de vestuário e acessórios de moda, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e os mercados em que se inserem os produtos; concebe acessórios de moda; coordena equipas de trabalho nas produções fotográficas e desfiles; organiza exposições de produtos de moda em showrooms, feiras e lojas e colabora em edições de moda.
É o responsável pelo guarda-roupa em televisão (apresentadores, séries, novelas), em cinema, teatro e produções de moda para eventos e para os media.
Saída Profissional: 12 10 Técnico de Coordenação e Produção e Moda
Família Profissional: 12 – Têxtil, Vestuário e Calçado
Área de Educação e Formação: Indústrias do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional
Certificação Escolar e Profissional: Curso do Nível Secundário de Educação – Qualificação Profissional de Nível 4
Portaria n.º 1 300/2006, de 22 de Novembro (Diário da República-I Série, N.º 225)
Duração do Curso: 3 Anos (3200 Horas)
Data de Início: Setembro (ano letivo de setembro a junho)
Perfil de Saída
Atividades principais a desempenhar por este(a) técnico(a):
- Analisar as tendências de moda internacionais, atualizando-se na evoluçãoo dos produtos e marcas;
- Recolher e atualizar tendências de mercado, caracteristicas e comportamentos dos consumidores, definindo o target de um produto;
- Recolher informações da marca e/ou produto a promover, assim como os objetivos de estratégia comercial, propostos pelo departamento de marketing;
- Conceber e desenhar e logotipos, etiquetas, convites e catálogos de imagem, utilizando técnicas de marketing, representação gráfica e sistema informático adequado;
- Desenhar acessórios de moda e/ou cénicos, manual ou informaticamente, elaborando desenhos técnicos, representando os diferentes alçados com o auxilio de instrumentos e materiais de desenho, a fim de promover produtos de vestuário;
- Desenhar a exposição fixa (montra, corner, show room/stand), manual ou informaticamente, elaborando desenhos técnicos, representando os diferentes alçados e planta, produzindo maquetas;
- Desenhar a “passerelle”, o lay-out do catálogo, ou o cenário para a produção fotográfica, com o respetivo caderno técnico de desenho e encargos;
- Produzir maquetas de exposição fixa e passerelle, utilizando a escala adequada, para melhor visualizar as propostas/projetos;
- Organizar, calendarizar, orçamentar e definir os timmings das diferentes áreas de promoções;
- Relacionar-se com equipas de trabalho, estabelecendo, a interface entre a marca e os profissionais intervenientes;
- Coordenar equipas de trabalho nas produções fotográficas ou desfiles de moda, em conformidade com as directrizes da marca, produtor e influências de moda;
- Organizar a exposição dos produtos de moda em showroom, feiras e lojas;
- Conceber e/ou colaborar em edições de moda em revistas da especialidade.
Candidaturas
Observações: Nos termos do disposto nº 1 do artigo 4º da Portaria nº 246/2005 de 9 de março, o financiamento do Ministério da Educação tem por tempo limite, o máximo de 3 anos escolares, findo os quais, o aluno transitará para o regime de autofinanciamento.
Equipa Pedagógica
Coordenadora – Filomena Crespo
Área Sociocultural
Português – Paula Pedroso, Susana Carvalho Fernandes
Língua Estrangeira (inglês) – Filipa Neto, Sandra Campos
Integração – Natália Mendes, Isabel Prostes da Fonseca
TIC – Sérgio Martins
Educação Física – Jorge Seabra
Área Cientifica
História e Cultura das Artes – Maria João Mota Veiga
Geometria Descritiva – Leopoldo Branco
Matemática – Carla Fernandes
Conhecer a equipa da Área Técnica
Perfil de Desempenho
O Técnico de Coordenação e Produção de Moda é o profissional que colabora no estabelecimento de estratégias criativas e adequadas para a promoção e venda de produtos de vestuário e acessórios de moda, em diferentes campos de ação, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e os mercados em que se inserem os produtos.
- Aqui podes consultar e descarregar o documento com o Perfil de Desempenho e Plano Curricular deste curso.
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Aqui podes ficar com uma ideia geral da atividade e dinâmica deste curso, sempre útil e com várias saídas profissionais, para entrar diretamente no mercado de trabalho ou seguir os estudos a nível superior.
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