Coordenação e Produção de Moda

Sobre o curso

O Técnico de Coordenação e Produção de Moda é o profissional qualificado que cria estratégias para a promoção e venda de produtos de vestuário e acessórios de moda, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e os mercados em que se inserem os produtos; concebe acessórios de moda; coordena equipas de trabalho nas produções fotográficas e desfiles; organiza exposições de produtos de moda em showrooms, feiras e lojas e colabora em edições de moda.

É o responsável pelo guarda-roupa em televisão (apresentadores, séries, novelas), em cinema, teatro e  produções de moda para eventos e para os media.

Saída Profissional: 12 10 Técnico de Coordenação e Produção e Moda
Família Profissional: 12 – Têxtil, Vestuário e Calçado
Área de Educação e Formação: Indústrias do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional
Certificação Escolar e Profissional: Curso do Nível Secundário de Educação – Qualificação Profissional de Nível 4

Portaria n.º 1 300/2006, de 22 de Novembro (Diário da República-I Série, N.º 225)

Duração do Curso: 3 Anos (3200 Horas)
Data de Início: Setembro (ano letivo de setembro a junho)

Perfil de Saída

Atividades principais a desempenhar por este(a) técnico(a):

  • Analisar as tendências de moda internacionais, atualizando-se na evoluçãoo dos produtos e marcas;
  • Recolher e atualizar tendências de mercado, caracteristicas e comportamentos dos consumidores, definindo o target de um produto;
  • Recolher informações da marca e/ou produto a promover, assim como os objetivos de estratégia comercial, propostos pelo departamento de marketing;
  • Conceber e desenhar e logotipos, etiquetas, convites e catálogos de imagem, utilizando técnicas de marketing, representação gráfica e sistema informático adequado;
  • Desenhar acessórios de moda e/ou cénicos, manual ou informaticamente, elaborando desenhos técnicos, representando os diferentes alçados com o auxilio de instrumentos e materiais de desenho, a fim de promover produtos de vestuário;
  • Desenhar a exposição fixa (montra, corner, show room/stand), manual ou informaticamente, elaborando desenhos técnicos, representando os diferentes alçados e planta, produzindo maquetas;
  • Desenhar a “passerelle”, o lay-out do catálogo, ou o cenário para a produção fotográfica, com o respetivo caderno técnico de desenho e encargos;
  • Produzir maquetas de exposição fixa e passerelle, utilizando a escala adequada, para melhor visualizar as propostas/projetos;
  • Organizar, calendarizar, orçamentar e definir os timmings das diferentes áreas de promoções;
  • Relacionar-se com equipas de trabalho, estabelecendo, a interface entre a marca e os profissionais intervenientes;
  • Coordenar equipas de trabalho nas produções fotográficas ou desfiles de moda, em conformidade com as directrizes da marca, produtor e influências de moda;
  • Organizar a exposição dos produtos de moda em showroom, feiras e lojas;
  • Conceber e/ou colaborar em edições de moda em revistas da especialidade.

 

Candidaturas

 

Os Cursos Profissionais nível 4 destinam-se a jovens com o 9.º ano de escolaridade concluído (ou equivalente).
12º Ano de escolaridade do Ensino Secundário e Nível 4 de Qualificação Profissional, segundo o Quadro Europeu de Qualificações.
 1ª Fase: A decorrer (após preenchimento do formulário de pré-inscrição online e entrega presencial dos elementos solicitados, realiza-se uma Entrevista e/ou Prova Específica de Admissão)

2ª Fase: Setembro

Nota: a informação acima não impede a realização de uma 3ª Fase dependendo das orientações do Ministério da Educação e sempre que se justifique.

1 – Elementos para candidatura

· Preenchimento do boletim de candidatura (pessoalmente ou através do Encarregado de Educação)
· Fotocópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte do Encarregado de Educação e do aluno
2 – Elementos para matrícula
· Certificado de habilitações do 9º ano de escolaridade (original)
· Fotocópia do Cartão de Cidadão
· Declaração da Segurança Social com identificação do NISS do Aluno e respetivo escalão de abono
· 2 Fotografias
· 4 Envelopes de correio azul ou verde
· Boletim de Vacinas (atualizado, com Vacina VASPR e TETANO)
· Declaração Médica (caso o aluno não esteja autorizado à prática de exercício físico)
3 – Documentos para Auxílios Sociais Económicos
· Fotocópia do IRS do agregado familiar e respetiva Nota de Liquidação
· Fotocópia de Declaração da Segurança Social com identificação do Escalão de Abono do Aluno
· Em caso de pais divorciados, apresentar fotocópia do poder paternal
Condições de frequência (consultar Regulamento)

· Matrícula anual – 50 Euros
· Mensalidade – 65 Euros x 12 meses
– Isenção de Mensalidade:
· Bolsa de frequência – CAR integralmente suportada pela Direção da Escola atribuída por ano letivo aos estudantes economicamente carenciados. A candidatura deverá ser entregue no ato da matrícula do CAR juntamente com a Declaração do IRS do agregado familiar, Nota de Liquidação, comprovativo de Escalão de Ação Social Escolar – ASE.
· Para mais informações dirija-se à Secretaria da Escola.

Observações: Nos termos do disposto nº 1 do artigo 4º da Portaria nº 246/2005 de 9 de março, o financiamento do Ministério da Educação tem por tempo limite, o máximo de 3 anos escolares, findo os quais, o aluno transitará para o regime de autofinanciamento.

 

Equipa Pedagógica

Coordenadora – Filomena Crespo

Área Sociocultural
Português – Paula Pedroso, Susana Carvalho Fernandes
Língua Estrangeira (inglês) – Filipa Neto,  Sandra Campos
Integração – Natália Mendes, Isabel Prostes da Fonseca
TIC – Sérgio Martins
Educação Física – Jorge Seabra

Área Cientifica
História e Cultura das Artes – Maria João Mota Veiga
Geometria Descritiva – Leopoldo Branco
Matemática – Carla Fernandes

Conhecer a equipa da Área Técnica

 

Plano Curricular

Perfil de Desempenho

O Técnico de Coordenação e Produção de Moda é o profissional que colabora no estabelecimento de estratégias criativas e adequadas para a promoção e venda de produtos de vestuário e acessórios de moda, em diferentes campos de ação, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e os mercados em que se inserem os produtos.

 

  • Aqui podes consultar e descarregar o documento com o Perfil de Desempenho e Plano Curricular deste curso.

 

  • Se já decidiste, para garantires uma vaga na Escola Profissional Magestil, podes fazer uma Pré-inscrição.

 

Ver vídeo do Curso

Aqui podes ficar com uma ideia geral da atividade e dinâmica deste curso, sempre útil e com várias saídas profissionais, para entrar diretamente no mercado de trabalho ou seguir os estudos a nível superior.

 

Se ainda tens dúvidas ou não era bem este curso que procuravas, podes contactar-nos para esclarecer alguma questão, mas também podes ver melhor os outros cursos disponíveis na nossa escola.

EQUIPA TÉCNICA

Filomena Crespo

desenho, apresentação de produto

Tem formação em Design de Moda. Leciona Desenho, Apresentação e Promoção do Produto, Tecnologias e Processos Oficinais, Gestão de Moda. Tem uma vasta experiência (…)

Irene Paixão

desenho, tecnologia e processos oficinais

Designer de Moda há mais de 30 anos, trabalhou durante este tempo, principalmente em vestidos de noiva, cerimónia, e para a indústria, em coleções de criança. Na área (…)

Joana Correia

desenho

Joana Correia é Mestre em Branding e Design de Moda, pelo IADE/UBI, e Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Docente na área de Desenho (…)

Leopoldo Branco

desenho, tecnologia e técnicas de promoção

Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa leciona as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho e Perspetiva, Projeto,  Maquetização de (…)

Salete Pereira

apresentação de produto

Formada em Design de Comunicação pela FBAL. Dedica-se ao ensino profissional desde 2005 e é professora profissionalizada em 2010 pela faculdade de ciências e psicologia da (…)

Paulo Fernando

apresentação de produto, marketing e técnicas de promoção

Paulo Fernando é designer e web designer com quase 30 anos de experiência em publicidade, marketing e comunicação. É especializado em múltiplas áreas técnicas de produção, (…)

Carla Fragata

marketing e técnicas de promoção

Licenciou-se em Comunicação Social, tendo-se especializado em Relações Públicas, Publicidade e Marketing. Depois das “Palavras” procurou a Fotografia, tirando o curso no Ar.co. (…)

Rui Diniz

marketing e técnicas de promoção

Rui Jorge Rebelo Diniz é docente na área de Marketing nos cursos de Design de Moda  e Coordenação e Produção de Moda na Escola de Moda de Lisboa, desde 1990. Participou (…)

Carla Laranjeira

marketing e técnicas de promoção

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tem o Mestrado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. É Coordenadora do Curso de Comunicação (…)

Anabela Delca

tecnologia e técnicas de promoção

Anabela Delca formada pelo CIVEC em Modelagem e Estilismo Industrial apostou desde logo na especialização de Modelagem.
Solidificou a sua a carreira a partir de 1990 (…)

Elvira Baptista

tecnologia e técnicas de promoção

Elvira Baptista tem uma experiência de mais de quatro décadas em modelagem de Homem, Senhora e Criança em empresas de Confeção. Especializou-se em Modelagem  pelo CITEM (…)

Alexandra Monteiro

tecnologia e técnicas de promoção

Alexandra Monteiro é formada em Modelagem Industrial pelo CIVEC desde 1991, tem desenvolvido o seu percurso profissional em empresas de vestuário: LISMODA, (…)

Fátima Vieira

tecnologia e técnicas de promoção

Fátima Vieira é formada em Confeção Industrial na área de criança, mulher e homem. Docente na área das Tecnologias Produtivas nos cursos de Design de Moda e Coordenação (…)

Joaquim Lé

tecnologia e técnicas de promoção

Licenciado em Gestão de Empresas, pela Universidade Internacional, com formação em Empreendedorismo e Gestão de Inovação pela Universidade Católica de Lisboa. (…)

Susana Afonso

apresentação de produto

Biografia a aguardar atualização (…)

Go to Top