Sobre o curso
O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais de organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Certificação Escolar e Profissional: Curso do Nível Secundário de Educação – Qualificação Profissional de Nível 4
Data de Início: Setembro (ano letivo de setembro a junho)
Perfil de Saída
Atividades principais a desempenhar por este(a) técnico(a):
- Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização;
- Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
- Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos;
- Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação;
- Participar ativamente na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
- Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
- Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização;
- Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
- Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
- Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
- Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.
Candidatura
Observações: Nos termos do disposto nº 1 do artigo 4º da Portaria nº 246/2005 de 9 de março, o financiamento do Ministério da Educação tem por tempo limite, o máximo de 3 anos escolares, findo os quais, o aluno transitará para o regime de autofinanciamento.
Equipa Pedagógica
Coordenadora – Carla Laranjeira
Área Sociocultural
Português – Susana Carvalho Fernandes
Língua Estrangeira (inglês) – Sandra Campos
Integração – Isabel Prostes da Fonseca
TIC – Sérgio Martins
Educação Física – Margarida Cardoso
Área Cientifica
História e Cultura das Artes – Rita Calado
Psiocologia e Sociologia – Diogo Tomás, Júlio César
Matemática – Carla Fernandes
Conhecer a equipa da Área Técnica
Projetos desenvolvidos pelo curso
Perfil de Desempenho
O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.
Perfil de Saída
Atividades principais a desempenhar por este técnico:
- Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
- Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
- Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
- Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
- Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
- Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
- Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
- Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção.
- Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
- Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão
suporte a operações relacionais.
Área de Educação e Formação: 342 – Marketing e Publicidade
Código e Designação do Referencial de Formação:
342360 – Técnico/a de Comunicação-Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) no 44 de 29 de novembro de 2017 com entrada em vigor a 29 de novembro de 2017.
- Aqui podes consultar e descarregar o documento com o Perfil de Desempenho e Plano Curricular deste curso:
- Se já decidiste, para garantires uma vaga na Escola Profissional Magestil, podes fazer uma Pré-inscrição, preenchendo o respetivo formulário:
Ver vídeo do Curso
Aqui podes ficar com uma ideia geral da atividade e dinâmica deste curso, sempre útil e com várias saídas profissionais, para entrar diretamente no mercado de trabalho ou seguir os estudos a nível superior.
Se ainda tens dúvidas ou não era bem este curso que procuravas, podes contactar-nos para esclarecer alguma questão, mas também podes ver melhor os outros cursos disponíveis na nossa escola.