Comunicação e Marketing

Sobre o curso

O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais de organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.

Saída Profissional: 03.09 – Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Família Profissional: 03 – Comunicação, Imagem e Som
Área de Educação e Formação: Marketing e Publicidade
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional
Certificação Escolar e Profissional: Curso do Nível Secundário de Educação – Qualificação Profissional de Nível 4
Portaria n.º 1 286/2006, de 21 de Novembro (Diário da República – I Série, N.º 224)
O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais de organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.
Duração do Curso: 3 Anos (3200 Horas)
Data de Início: Setembro (ano letivo de setembro a junho)

Perfil de Saída

Atividades principais a desempenhar por este(a) técnico(a):

  • Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização;
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos;
  • Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação;
  • Participar ativamente na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
  • Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização;
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
  • Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.

 

Candidatura

 

Os Cursos Profissionais nível 4 destinam-se a jovens com o 9.º ano de escolaridade concluído (ou equivalente).
12º Ano de escolaridade do Ensino Secundário e Nível 4 de Qualificação Profissional, segundo o Quadro Europeu de Qualificações.
 1ª Fase: A decorrer (após preenchimento do formulário de pré-inscrição online e entrega presencial dos elementos solicitados, realiza-se uma Entrevista e/ou Prova Específica de Admissão)

2ª Fase: Setembro

Nota: a informação acima não impede a realização de uma 3ª Fase dependendo das orientações do Ministério da Educação e sempre que se justifique.

1 – Elementos para candidatura

· Preenchimento do boletim de candidatura (pessoalmente ou através do Encarregado de Educação)
· Fotocópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte do Encarregado de Educação e do aluno
2 – Elementos para matrícula
· Certificado de habilitações do 9º ano de escolaridade (original)
· Fotocópia do Cartão de Cidadão
· Declaração da Segurança Social com identificação do NISS do Aluno e respetivo escalão de abono
· 2 Fotografias
· 4 Envelopes de correio azul ou verde
· Boletim de Vacinas (atualizado, com Vacina VASPR e TETANO)
· Declaração Médica (caso o aluno não esteja autorizado à prática de exercício físico)
3 – Documentos para Auxílios Sociais Económicos
· Fotocópia do IRS do agregado familiar e respetiva Nota de Liquidação
· Fotocópia de Declaração da Segurança Social com identificação do Escalão de Abono do Aluno
· Em caso de pais divorciados, apresentar fotocópia do poder paternal
Condições de frequência (consultar Regulamento)

· Matrícula anual – 50 Euros
· Mensalidade – 65 Euros x 12 meses
– Isenção de Mensalidade:
· Bolsa de frequência – CAR integralmente suportada pela Direção da Escola atribuída por ano letivo aos estudantes economicamente carenciados. A candidatura deverá ser entregue no ato da matrícula do CAR juntamente com a Declaração do IRS do agregado familiar, Nota de Liquidação, comprovativo de Escalão de Ação Social Escolar – ASE.
· Para mais informações dirija-se à Secretaria da Escola.

Observações: Nos termos do disposto nº 1 do artigo 4º da Portaria nº 246/2005 de 9 de março, o financiamento do Ministério da Educação tem por tempo limite, o máximo de 3 anos escolares, findo os quais, o aluno transitará para o regime de autofinanciamento.

 

Equipa Pedagógica

Coordenadora – Carla Laranjeira

Área Sociocultural
Português – Susana Carvalho Fernandes
Língua Estrangeira (inglês) – Sandra Campos
Integração – Isabel Prostes da Fonseca
TIC – Sérgio Martins
Educação Física – Margarida Cardoso

Área Cientifica
História e Cultura das Artes – Rita Calado
Psiocologia e Sociologia – Diogo Tomás, Júlio César
Matemática – Carla Fernandes

Conhecer a equipa da Área Técnica

 

Projetos desenvolvidos pelo curso

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de Privacidade.
I Accept

 

Plano Curricular

Perfil de Desempenho

O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.

Perfil de Saída
Atividades principais a desempenhar por este técnico:

  • Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
  • Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
  • Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
  • Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela  integração ativa em equipas criativas ou de produção.
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos  elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão
    suporte a operações relacionais.

Área de Educação e Formação: 342 – Marketing e Publicidade
Código e Designação do Referencial de Formação:
342360 – Técnico/a de Comunicação-Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional

Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) no 44 de 29 de novembro de 2017 com entrada em vigor a 29 de novembro de 2017.

 

  • Aqui podes consultar e descarregar o documento com o Perfil de Desempenho e Plano Curricular deste curso:

 

  • Se já decidiste, para garantires uma vaga na Escola Profissional Magestil, podes fazer uma Pré-inscrição, preenchendo o respetivo formulário:

 

Ver vídeo do Curso

Aqui podes ficar com uma ideia geral da atividade e dinâmica deste curso, sempre útil e com várias saídas profissionais, para entrar diretamente no mercado de trabalho ou seguir os estudos a nível superior.

 

Se ainda tens dúvidas ou não era bem este curso que procuravas, podes contactar-nos para esclarecer alguma questão, mas também podes ver melhor os outros cursos disponíveis na nossa escola.

ÁREA TÉCNICA

Carla Laranjeira

marketing

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tem o Mestrado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. É Coordenadora do Curso de Comunicação (…)

Catarina Monteiro

comunicação publicitária e criatividade, técnicas e práticas de comunicação e relações públicas

Desde 2009 Booker na agência de atores True Sparkle. Entre 2009 e 2015 foi Coordenadora e Professora do curso de Comunicação – Marketing Relações-Públicas e Publicidade (…)

Júlio Reis

comunicação publicitária e criatividade

Veterano do séc. XX em ação, criativo todo-o-terreno. Especialista em Comunicação, Cultura, Património, Criatividade, Turismo e Sociedade. Com licenciatura, mestrado e estudos (…)

Alexandre Braga

comunicação gráfica e audiovisual

Alexandre Braga é realizador e produtor cinematográfico e criou a sua própria produtora há mais de 20 anos: a BASE Comunicação Audiovisual. Recentemente, concluiu o (…)

Margarida Kol

comunicação gráfica e audiovisual

Designer de Comunicação e pós-graduada em Comunicação e Imagem. Passou por diversas agências de Comunicação, design e publicidade onde exerceu sempre a função de Designer (…)

Vera Mendes

economia e gestão

Licenciada em Economia pela FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e inscrita na Ordem dos Economistas no Colégio da Especialidade: Economia e Gestão (…)

Go to Top